O Do-In teve origem há aproximadamente cinco mil anos, quando um homem que havia batido o pé em uma pedra começou a massagear a região, o que lhe proporcionou alívio imediato. A partir daí, foram feitos estudos por meio de observações e práticas, que indicavam uma relação direta entre alguns pontos em nosso organismo e a energia que circula entre eles, chamada Qi – a nossa força vital. Esse conhecimento foi transmitido de geração em geração, sendo aprimorado e servindo como uma ótima ferramenta para prevenir e corrigir distúrbios, principalmente os que se encontram em estágio inicial.
O Do-in é uma técnica chinesa de automassagem baseada na Medicina Tradicional Chinesa ( MTC ) e utiliza os mesmos pontos da Acupuntura, de acordo com os meridianos corporais. A prática busca, através da pressão com a ponta dos dedos nos pontos dos meridianos, tratar as dores que surgem no dia-a-dia, sedando ou estimulando tais pontos, para normalizar o fluxo de energia onde ela esteja estagnada ou desequilibrada.
O congestionamento do fluxo energético em determinado ponto do corpo gera um excesso ou uma deficiência de energia ( Qi ), que pode acarretar em diversos problemas de saúde. Ao dispersar essa energia estagnada, o órgão afetado se acalma, ocorrendo o que chamamos de sedação. A automassagem também ajuda no processo chamado de “tonificação”, cujo objetivo é levar energia para o local afetado, ativando o ponto deficiente e permitindo que este se reanime.
Do-in na prática:
Em um corpo saudável, a energia Qi circula livremente. Quando um determinado órgão adoece, os pontos que correspondem a ele ficam doloridos devido ao acúmulo ou ausência de energia. A prática do Do-in visa justamente permitir que essa energia acumulada ou ausente volte ao seu fluxo normal, para que assim os órgãos se mantenham saudáveis.
As técnicas principais do Do-in são:
1. Sedação:
Consiste em pressionar profunda e continuamente um determinado ponto durante cinco minutos. Isso faz com que a energia acumulada se disperse.
2. Tonificação/Estimulação:
Consiste em pressionar repetidamente determinado ponto em intervalos de um segundo, durante um a cinco minutos, permitindo que a energia volte a circular na região, reanimando o local.
O Do-in pode ser feito todos os dias ou sempre que necessário, a qualquer sinal de desconforto em determinado ponto.
- Primeiro, sente em uma posição confortável e respire profunda e lentamente por alguns minutos.
- Em seguida, com a mão em forma de concha, dê leves batidinhas pelos braços e pernas em todas as suas extensões – para ajudar a ativar os meridianos.
- Massageie suavemente os dedos das mãos e dos pés, girando-os e dando leves puxões em cada um, para ativar as energias das extremidades.
Depois dessa preparação, seu corpo estará pronto para receber a massagem em pontos específicos, para tratar os problemas correspondentes. Não desista caso sinta dor, isso quer dizer que há realmente um problema no local e ele precisa ser tratado.
Vídeo simples baseado nesta técnica:
Nenhum comentário:
Postar um comentário