terça-feira, 26 de maio de 2020

Conhecendo o projeto Airlander


O HAV 304 foi originalmente construído para o programa Veículo Multi-Inteligência de Longa Resistência do Exército dos Estados Unidos ( LEMV ). Seu primeiro voo ocorreu em 2012 em Lakehurst, Nova Jersey, nos EUA. Em 2013, o projeto LEMV foi cancelado pelo Exército dos EUA. 

A HAV readquiriu o dirigível e o trouxe de volta ao Cardington Airfield, na Inglaterra. Foi remontado e modificado para uso civil e, dessa forma, foi redesenhado o Airlander 10. 

A aeronave modificada concluiu os testes de certificação de projeto antes de ser amortizada quando se soltou de seus ancoradouros com vento forte em 18 de novembro de 2017 no Aeródromo de Cardington.

Estava planejada então, uma produção do Airlander 10.

Em 18 de novembro de 2017, o dirigível se soltou de seus ancoradouros com um vento forte, puxando automaticamente, de forma imprevista, um painel de proteção de segurança que desinflou e caiu ao solo. Ninguém estava a bordo, mas duas pessoas sofreram ferimentos leves.

Em janeiro de 2019, foi anunciado que a aeronave havia coletado dados suficientes para concluir seu programa de teste e certificação e seria aposentada.

Após os voos de teste do protótipo, corrigidos suas falhas, o Airlander 10 recebeu a aprovação da organização de produção da CAA e a aprovação da organização de design da EASA. Retomado o projeto, pretendia-se levar a cabo uma linha para viagens curtas no final do ano, mas os planos foram adiados.

Em janeiro de 2020, a empresa planejava fabricar um lote de aeronaves híbridas Airlander 10 certificadas por padrão de produção. Comparados ao protótipo, eles planejavam apresentar um arrasto aerodinâmico reduzido, trem de pouso aprimorado e uma cabine de carga útil maior. Porém, com a pandemia, a empresa inglesa paralisou as atividades até o país retomar a segurança para os trabalhadores e população. 

Assista o vídeo de 2019 sobre o Airlander.




Nenhum comentário:

Postar um comentário