sexta-feira, 25 de fevereiro de 2022

Nota: Ninguém liga!

 A Somália enfrenta uma guerra civil que já dura 30 anos, mas ninguém liga.

O conflito no Iêmen já dura uns sete anos,  deixou mais de 10 mil crianças mortas ou mutiladas, mas ninguém se importa.

Nigéria, Síria, Mianmar e Somália respondem por 44,6% dos eventos conflitantes e 55% das mortes, porém o resto do mundo tá nem aí...

O mesmo descaso ocorre com Sudão do Sul,

Filipinas, Palestina, Rep. Democrática do Congo, Camarões, Quênia, Tailândia, Indonésia, Níger, Azerbaijão, Líbia, Senegal, 

Costa do Marfim e Burundi... Sei que tem outros poucos mas não me lembro agora. 

Mas o pessoal tá preocupado com a Ucrânia... Aliás, ninguém se importava com a Ucrânia também. Se a Ucrânia esperneasse com os norte-americanos, o mundo se viraria contra ela! O que as pessoas não entenderam, é que esse é um conflito local e não tem coitadinhos nessa história! E se é pra tomar as dores, as pessoas deviam se preocupar com as crianças do Sudão, Iêmen e Somália. Essas sim, vítimas inocentes. Mas ninguém liga!



*Publicado no facebook 4 minutos atrás.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Uma nota sobre Rússia e Ucrânia

Para entender a história de russos e ucranianos, e todo o imbróglio anterior ao século IX da era Cristã, é preciso conhecer antes a história da formação da Noruega, conflitos com a Britânia ( atual Inglaterra ) e, também, a evolução dos povos bárbaros.

Como a maioria não tem tempo, basta entender o básico: 

Lá na Europa, antes dela ser chamada assim, os eslavos do leste, surgiram como um grupo étnico ( reconhecido entre os séculos III e VIII ). Esse grupo gerou  um ordenamento dirigido por uma classe nobre de guerreiros vikings ( pois os vikings se instalaram no território criando colônias e parcerias com agrupamentos locais ) e por seus descendentes, surgiu o primeiro Estado eslavo, a Rússia de Kiev, no século IX.

O território de Kiev era dos cossacos, que dominavam a criação de cavalos, mas os eslavos ou vikings-russos dominaram a arte da equitação, unificando os povos após muitas guerras.

Agora, nos dias atuais antes do conflito e para se formar uma ideia de como eles brigam por tudo, imagine dois países lutando em Corte internacional pela nacionalidade de um escritor... Foi isso o que ocorreu entre Rússia e Ucrânia por causa de Nikolai Gogol! E até agora não conseguiram sentenciar quem ficará com o escritor.

Nessa semana, a Ucrânia foi bombardeada. Ela quer integrar a OTAN. Como sempre foi o quintal da Rússia, e sendo o celeiro da Europa, é lógico que interessa a OTAN que a Ucrânia integre a aliança por ser ponto estratégico. Já a Ucrânia se valeu disso, e aproveitou para também "dar o troco" nos descendentes dos vikings-russos... Afinal, pouco mais de mil anos passados, após os cossacos terem sido obrigados a se render e unificar, eles podem enfim se tornar apenas outra potência.

Mas eu particularmente penso, que isso não terá fim...

A história tem dessas reviravoltas e esse conflito é puramente cultural, onde a política é um mero trampolim.