É incrível como somos condicionados as historinhas simplificadas, falsos mitos e outras baboseiras que até os livros didáticos reforçam... Se um povo desconhece sua história ele está fadado a repetir os mesmos erros!
São lendas sobre o descobrimento, lendas sobre a independência, lendas sobre a abolição, lendas sobre a implantação da república ( sim, foi um golpe de Estado. Até meu bisavô abolicionista e republicano reconhecia isso! ), e para não me estender, vou rapidamente "pincelar" nossa dita independência.
1822:
O príncipe saiu da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro em 14 de agosto. Tinha uma comitiva de 30 homens e um roteiro pré-determinado, com paradas estratégicas ao longo da rota até São Paulo.
- Em decreto de 13 de agosto Pedro determinou que, em sua ausência, a princesa Leopoldina presidiria ao despacho de expediente e às sessões do Conselho de Estado;
- Pedro saiu da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro em 14 de agosto. Tinha uma comitiva de 30 homens e um roteiro pré-determinado, com paradas estratégicas ao longo da rota até São Paulo.
- Aos 2 de setembro a Princesa Leopoldina presidiu uma reunião do Conselho de Ministros e assinou o decreto para separar o Brasil de Portugal.
- Escreveu então para o marido, pressionando-lhe para que ele oficializasse a emancipação.
- O príncipe cedeu às pressões dos brasileiros e da esposa ( profunda conhecedora da política nacional e estrangeira ).
- No dia 7 de setembro, ( nem tanto ) as margens do Rio Ipiranga, ele declarou a independência do nosso país.
E foi isso, ele ia passear e delegou poderes a uma mulher inteligente. Por isso tornou o país independente.