terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Saudades do Itamar!

No atual cenário pátrio-político, a Câmara e Senado federal "tão na mão", os ministérios do Planalto "tão na mão" também. Com isso, o presidente passa a controlar 2 dos 3 Poderes. O PGR também "tá na mão", o que me faz lembrar que foi desse jeito que Sarney ficou mais tempo como presidente do que deveria...

Porém, o José Ribamar, era pró redemocratização, enquanto nos dias atuais, quanta diferença!... Olha o risco que ora se apresenta com um presidente autoritário e nada democrático!

O governo de Sarney ainda foi acusado de envolvimento em esquemas de corrupção no período de 1985 a 1990 ( percebe-se, também a semelhança, pois nada foi a frente ). 

Depois a faixa presidencial foi passada a Collor e repassada por força de impeachment, ao grande Presidente Itamar Franco. 

Esse sim, foi o melhor presidente do Século XX ( para mim, do sistema republicano brasileiro como um todo ), e  os historiadores já estão fazendo justiça dando-lhe seu devido valor. 

Saudades do Itamar!

Vacinas, vacinas, vacinas

Vacinas, remédios, cirurgia, pesquisas bioquímicas e farmacêuticas, artes ( escultura, pintura, música, ballet ), técnicas de arquitetura, tecnologia, astrofísica, geologia, agricultura, enfim... 

O que é bom, nos auxilia e nos leva a avanços, é um bem universal e não de um país, de um sistema de governo ou qualquer outra coisa que não da mente humana independente.

Lembro bem de um episódio com a proibição do Ballet de Bolshoi: A encenação de Romeu e Julieta seria transmitida pela TV em 1976, mas foi vetada pelo ministro da Justiça da época, Armando Falcão. A explicação: "o Bolshoi é uma companhia russa, a Rússia faz parte da União Soviética, que é comunista. Logo, a peça pode ser comunista também, portanto não pode ser exibida". 

Esse tipo de conceito é fruto de mentes incultas e muito limitadas. Discutir de onde vem uma vacina, de qual sistema político adveio é uma total insensatez e desprezo pelas mentes que a criaram.

Rejeitar por ser "capitalista/imperialista" ou "comunista", sejam manifestações das artes ou qualquer meio que auxilie o ser humano a permanecer nesse planeta, a evoluir, a elevar-se culturalmente é algo inaceitável.

Tudo o que for para o bem da humanidade é sempre bem vindo, um patrimônio mundial independente da pátria de origem, etnia ou religião de quem criou, principalmente em termos científicos. 

Medicina é coisa séria, não é política, é ciência!


- Publicado originalmente no facebook aos 28 de janeiro de 2021.