domingo, 21 de novembro de 2021

Conhecemos pouco do 7 de setembro!

É incrível como somos condicionados as historinhas simplificadas, falsos mitos e outras baboseiras que até os livros didáticos reforçam... Se um povo desconhece sua história ele está fadado a repetir os mesmos erros! 


São lendas sobre o descobrimento, lendas sobre a independência, lendas sobre a abolição, lendas sobre a implantação da república ( sim, foi um golpe de Estado. Até meu bisavô abolicionista e republicano reconhecia isso! ), e para não me estender, vou rapidamente "pincelar" nossa dita independência.


1822: 

O príncipe saiu da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro em 14 de agosto. Tinha uma comitiva de 30 homens e um roteiro pré-determinado, com paradas estratégicas ao longo da rota até São Paulo.

- Em decreto de 13 de agosto Pedro determinou que, em sua ausência, a princesa Leopoldina presidiria ao despacho de expediente e às sessões do Conselho de Estado; 

- Pedro saiu da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro em 14 de agosto. Tinha uma comitiva de 30 homens e um roteiro pré-determinado, com paradas estratégicas ao longo da rota até São Paulo.

- Aos 2 de setembro a Princesa Leopoldina  presidiu uma reunião do Conselho de Ministros e assinou o decreto para separar o Brasil de Portugal.

- Escreveu então para o marido, pressionando-lhe para que ele oficializasse a emancipação. 

- O príncipe cedeu às pressões dos brasileiros e da esposa ( profunda conhecedora da política nacional e estrangeira ). 

- No dia 7 de setembro, ( nem tanto ) as margens do Rio Ipiranga, ele declarou a independência do nosso país.  


E foi isso, ele ia passear e delegou poderes a uma mulher inteligente. Por isso tornou o país  independente.



            Imperatriz do Brasil, D. Leopoldina.


Família da qual descendia. Grandes governantes.
Ela não era nada boba!


Um texto lindo!

O Facebook não é um traste absoluto a nível de informação... Sabendo garimpar, dá para encontrar muitos textos de boa qualidade, como esse aqui que encontrei na página de uma querida e jovem amiga virtual: 


"Se alguém te colocar em um pedestal, desça. Todo pedestal é uma prisão.

Deixe as pessoas verem o imperfeito, o real, falho, subtil, a pessoa estranha, bonita e mágica que você é. Permita-se ser mal vista, mal falada, mal avaliada! Permita que se enganem a seu respeito, que dêem risadinhas pelas costas! Permita que julguem, que cochichem, que acreditem saber quem você é! Permita que te "olhem torto", que se afastem, que te excluam, que te rejeitem, que te cancelem! Deixe sua reputação cair por terra, enfrente seu maior pesadelo! E veja que SIM, isso acaba em morte! Morte desta que era escrava "dos outros". E então viva, viva livre e sem medo. Porque o "outro" não tem mais poder sobre você.

Você não precisa ser perfeito. Você não é um robô nem um daqueles super heróis. Honre a sua humanidade. Hoje eu me despeço das idealizações que as pessoas que eu amo projetaram em mim. Pouco a pouco eu deixo cair a máscara da mulher boazinha, perfeita, que está sempre pronta, agrada todo mundo e não comete erros. Essa que em vários momentos se anulou para cumprir as expectativas alheias, por medo de perder o amor e admiração delas. Percebi que não ser capaz de frustrar os outros faz a gente desrespeitar os nossos limites e ser escravo das expectativas deles. Você precisa deixar que os outros se decepcionem com você. Faz um favor para você? Procure abrir mão do medo de decepcionar os outros. Se dê a chance de ser livre e frustrar as expectativas que colocam em cima de você. Hoje eu me permito decepcionar os outros, honrando as minhas necessidades. Eu me dou o direto de dizer NÃO quando eu não estiver a fim de fazer alguma coisa. Decidi abraçar meus limites e minhas imperfeições. Decidi ser real. Pessoas reais são lindas. Nada é mais maravilhoso do que ser real. É tão bom quando a gente entende que não precisa ser perfeito, que não precisa ser aceito, não precisa agradar  todo mundo, só precisa ser quem somos." 💛




O que são os genes MAOA e CDH13?

Minha curiosidade é infinita! Escutei falar sobre genes e sem entender muito sobre o assunto, apurei os ouvidos para absorver de quem conhecia ( e bem! ) a respeito do tema. Registrei, memorizei e pesquisei. Tá aí o que consegui sobre o assunto, que é bastante interessante! Um dia ainda vou cursar psicologia!


Gene guerreiro - O que são os genes MAOA e CDH13?


São dois genes: monoamine oxidase A (MAOA) e cadherin 13 (CDH13). O primeiro, relacionado ao controle dos níveis de dopamina e seratonina no cérebro. O segundo, conectado ao controle dos impulsos, abuso de substâncias e transtornos de déficit de atenção.28 de out. de 2014


A teoria é a de que o chamado gene guerreiro (warrior gene) predispõe as pessoas à violência — e a outros distúrbios neuropsiquiátricos, como fobias, depressão, déficit de atenção e abuso de drogas, segundo a Wikipédia. E levam adolescentes a se tornarem membros de gangues.29 de nov. de 2018


A ‘monoamina oxidase A’ é uma enzima que decompõe importantes neurotransmissores no cérebro, como dopamina, noraepinefrina e serotonina A enzima é regulada pelo gene da monoamina oxidase A (MAOA). Os humanos têm diferentes tipos de genes que resultam em diferentes níveis de enzima. As pessoas que possuem altos níveis do gene MAOA (MAOA-H), produzem mais enzimas, já aqueles que possuem menores níveis do gene (MAOA-L), produzem menos enzimas.

A maioria dos estudos até agora têm mostrado uma correlação entre baixos níveis do gene e a agressividade. Apenas um terço das populações ocidentais possui baixos níveis do MAOA. E dois terços das populações que mais guerrearam, historicamente, possuem níveis mais baixos do gene. Isso constitui uma controvérsia para o apelido dado ao gene de “gene do guerreiro”.

O objetivo do estudo foi determinar porque, exatamente, pessoas com baixos níveis de MAOA apresentam comportamento mais agressivo. Os estudos demonstraram que o ambiente influencia muito mais o comportamento do que o gene. O baixo nível de MAOA pode ter evitado que certas pessoas respondessem de forma agressiva a pequenas provocações, mas quando se trata de provocações de “grande porte”, quase todas as pessoas reagem da mesma maneira.





O Halloween já passou mas...

 A BRUXA DE CADA SIGNO:  🧙🏻‍♀️


#Aries

Bruxa do fogo. Elas dominam a energia, boa e má, são inteligentes e temperamentais. Seu grande poder é mudar a energia do ambiente que está ao seu redor para colocá-la em seu favor. O fogo é seu protetor.


#Touro

Bruxa da floresta. Elas dominam os poderes da terra e as ervas. Elas são ótimas sedutoras e são capazes de curar muitas doenças com poções mágicas. Elas têm poderes ocultos, sabem disso, mas têm medo de pôr em prática.


#Gêmeos

Bruxa da luz. É raro que aquelas que nascem sob este signo se dediquem às artes das trevas, já que sua energia está sempre orientada para o bem. Elas são seres luminosos e estão destinadas a apoiar os outros com seus poderosos decretos.


#Câncer

Bruxa do Bem. Também são destinadas a fazer o bem, mas devem ter cuidado para não se magoarem. Elas nunca desejam o mal, mas sua conexão com o Universo sempre lhes permitem que se faça justiça sobre algum mal que receberam.


#Leão

Bruxa ilusionista. Elas atraem a atenção sempre por onde passam. Sabem como criar feitiços poderosos para sempre ficarem seguras. Elas são sempre amadas por sua natureza alegre.


#Virgem

Bruxa das fadas. Tem uma conexão especial com a natureza e os animais e pode invocar o poder do fogo, da terra, da água ou do vento. Elas são habilidosas na criação de amuletos de proteção e podem prever o futuro.


#Libra

Bruxa artesã: Percebe como as pessoas realmente são sem conhecê-las a fundo e jamais se enganam. São procuradas por sua poderosa energia positiva, mas também atraem seres das trevas que procuram se nutrir do seu poder. Ela é artesã de feitiços com ervas e pode criar escudos contra a magia negra.


#Escorpião

Bruxa da noite. Elas possuem um dom especial para adivinhar as verdadeiras intenções das pessoas. Elas geralmente têm uma conexão natural com os espíritos da terra, embora muito poucas saibam como usar esse poder. Elas são misteriosas e, se você lhes causar danos, um dia elas darão o troco.


#Sagitário

Bruxa do vento. Este elemento as mantém atualizadas sobre o que está acontecendo ao seu redor. É por isso que elas estão sempre alertas e antecipam os perigos. Elas não têm medo de nada porque naturalmente repelem as más energias.


#Capricórnio

Bruxa da tempestade. Elas não geram problemas, aliviam-nos com seu poder natural para acalmar as piores tempestades. Elas sempre dão bons conselhos e são capazes de ver a aura das pessoas que se aproximam delas.


#Aquário

Bruxa das estrelas. Eles nasceram privilegiadas porque tudo o que desejam acaba se cumprindo mais cedo ou mais tarde. Elas são sábias, pois acumularam um grande conhecimento ao longo do tempo. Elas não sentem remorso por causar dano se você mexer com elas, embora geralmente sejam muito amigáveis.


#Peixes

Bruxa da lua. A lua é o seu guia. Elas sabem tudo o que acontece no mundo e usam isso para melhorar sua sabedoria, paz e beleza.✨🌕🔮




quinta-feira, 9 de setembro de 2021

Conversando sobre o Ato de 7 de setembro


 A causa real do ato do dia 7 de setembro, é que o presidente Bolsonaro quer impedir Supremo de abrir inquérito sem aval do MP. Inquérito esse, sem dúvida alguma, sobre as fake news onde os filhos do presidente são os principais investigados. PORÉM, o art. 43 do Regimento Interno do Supremo Tribunal Federal (RISTF), dispõe: "Ocorrendo infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal, o Presidente instaurará inquérito, se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição, ou delegará esta atribuição a outro Ministro." Ou seja, todos que atuam na esfera federal podem ser alvo de averiguações e providências do STF.

Já houveram ocasiões ( em outros governos ) que o MPF, por força de seu caráter  institucional, abriu inquérito contra ataques a honra de juízes do STF. Portanto, a situação é bastante delicada e, não bastando, os discursos ofensivos podem gerar consequências, pois os Poderes são independentes e todos podem reagir contra todos. Essa crise institucional só prejudica ao país e ao povo, porque os políticos continuarão se elegendo, presidentes passam, Juízes do Supremo se aposentam, e tudo fica bem para todos eles, não é o caso das massas que pagam caro a carne, a gasolina, a luz e entra governo-sai governo, jamais ficam bem. 

Aliás, no dia 7 de setembro ninguém protestou contra a inflação, crise hídrica, etc. Então, ir para a rua pra quê? Para ser contra o STF, pedir voto impresso e apoiar quem já está eleito, me desculpe, não atende ao anseio popular.

Precisamos parar de tomar partido dos poderosos e nos preocuparmos com nossas sobrevivências, pois pelo andar da carruagem, chegaremos a dois dígitos de inflação até dezembro, pois em 10 de agosto último, a alta acumulada em 12 meses era de 9,85%. Vamos parar de nos preocupar com os outros, vamos nos preocupar conosco!

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Eureka?

 Acho que encontrei na mecânica quântica, a explicação para o que está ocorrendo no Brasil desde as eleições de 2018: 

A mecânica quântica é clara: se você não conhece o estado de um elétron, deve assumir que ele está em todos os estados possíveis ao mesmo tempo.

O Gato de Schrödinger é uma experiência mental, frequentemente descrita como um paradoxo, desenvolvida pelo físico austríaco Erwin Schrödinger, em 1935. Um gato, junto com um frasco contendo veneno, é posto em uma caixa lacrada protegida contra incoerência quântica induzida pelo ambiente. Se um contador Geiger detectar radiação, o frasco é quebrado, liberando o veneno, que mata o gato. A mecânica quântica sugere que, depois de algum tempo, o gato estará simultaneamente vivo e morto. Mas, quando se olha para dentro da caixa, apenas se vê o gato ou vivo ou morto, não uma mistura de vivo e morto. 

O experimento também traz à tona questionamentos quanto à natureza do "observador" e da "observação" na mecânica quântica; se você, pelo fato de abrir a caixa e deparar-se com o gato ou vivo ou morto ( colapso da função de onda ), é ou não o responsável pela vida ou pela morte do gato; à parte o próprio gato como observador, por simplicidade.


Segundo Thomas Young,  "a interferência é uma combinação daquilo que acontece nas duas fendas ao mesmo tempo. Então, se o elétron passa por uma única fenda, como será que a existência da outra fenda, por si só, pode criar as franjas claras e escuras?

A resposta é que a partícula está se comportando como uma onda. Mesmo quando só um elétron é atirado contra as fendas, o padrão de interferência surge na tela, interferindo, por assim dizer, consigo mesmo. Segundo o princípio da incerteza é possível fazer uma medida precisa da posição do elétron e decidir em qual das duas fendas ele está, mas o preço a pagar é uma perda de precisão sobre o rumo que ele tomará em seguida. De modo que se terá apenas uma vaga ideia de seu movimento entre uma placa e outra: a maior probabilidade é de que na segunda placa se formará uma imagem difusa."

Em síntese, o choque de duas vertentes extremistas ( eleitores ) apontou o lado vencedor, houve uma perda de precisão que nos atirou em uma realidade difusa, e podemos estar como o gato de Schrödinger: tanto vivo quanto morto, nesta pandemia sem controle. É melhor pensar com menos paixão na hora de votar em uma próxima vez!



terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Saudades do Itamar!

No atual cenário pátrio-político, a Câmara e Senado federal "tão na mão", os ministérios do Planalto "tão na mão" também. Com isso, o presidente passa a controlar 2 dos 3 Poderes. O PGR também "tá na mão", o que me faz lembrar que foi desse jeito que Sarney ficou mais tempo como presidente do que deveria...

Porém, o José Ribamar, era pró redemocratização, enquanto nos dias atuais, quanta diferença!... Olha o risco que ora se apresenta com um presidente autoritário e nada democrático!

O governo de Sarney ainda foi acusado de envolvimento em esquemas de corrupção no período de 1985 a 1990 ( percebe-se, também a semelhança, pois nada foi a frente ). 

Depois a faixa presidencial foi passada a Collor e repassada por força de impeachment, ao grande Presidente Itamar Franco. 

Esse sim, foi o melhor presidente do Século XX ( para mim, do sistema republicano brasileiro como um todo ), e  os historiadores já estão fazendo justiça dando-lhe seu devido valor. 

Saudades do Itamar!

Vacinas, vacinas, vacinas

Vacinas, remédios, cirurgia, pesquisas bioquímicas e farmacêuticas, artes ( escultura, pintura, música, ballet ), técnicas de arquitetura, tecnologia, astrofísica, geologia, agricultura, enfim... 

O que é bom, nos auxilia e nos leva a avanços, é um bem universal e não de um país, de um sistema de governo ou qualquer outra coisa que não da mente humana independente.

Lembro bem de um episódio com a proibição do Ballet de Bolshoi: A encenação de Romeu e Julieta seria transmitida pela TV em 1976, mas foi vetada pelo ministro da Justiça da época, Armando Falcão. A explicação: "o Bolshoi é uma companhia russa, a Rússia faz parte da União Soviética, que é comunista. Logo, a peça pode ser comunista também, portanto não pode ser exibida". 

Esse tipo de conceito é fruto de mentes incultas e muito limitadas. Discutir de onde vem uma vacina, de qual sistema político adveio é uma total insensatez e desprezo pelas mentes que a criaram.

Rejeitar por ser "capitalista/imperialista" ou "comunista", sejam manifestações das artes ou qualquer meio que auxilie o ser humano a permanecer nesse planeta, a evoluir, a elevar-se culturalmente é algo inaceitável.

Tudo o que for para o bem da humanidade é sempre bem vindo, um patrimônio mundial independente da pátria de origem, etnia ou religião de quem criou, principalmente em termos científicos. 

Medicina é coisa séria, não é política, é ciência!


- Publicado originalmente no facebook aos 28 de janeiro de 2021.